Sem categoria

Jovens – Lição 12 – Uma Séria Advertência aos Discípulos

Agora, preste atenção:

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:21-23).

Para acessar os slides referente a esta aula click aqui

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7959″]

[jwplayer player=”1″ mediaid=”7958″]

Essas são uma das palavras mais impressionantes do Novo Testamento. Avaliando a vida que tiveram seguindo a Jesus, os discípulos dirão: “Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?”

Respondendo em relação a vida e ministérios deles Jesus lhes dirá: “Afastem-se mim vocês, que praticam o mal”!

Existem muitos que pregam o evangelho, mas são falsos profetas, falsos doutores (2Pe. 3:1), pregam mas não com sinceridade de coração, mas por ambição egoísta (Fl. 1:17).

Jesus quando foi tentado no deserto por Satanás, o venceu através da Palavra de Deus, que é a base, o alicerce, o fundamento  de todo aquele que cristão se diz ser.

Nas três vezes que Jesus foi tentado no deserto Ele usou a expressão: está escrito, está escrito, está escrito.

Após o Senhor Jesus ter jejuado por quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Satanás então se apresenta para ele e o tenta pela primeira vez dizendo: 

“Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”.

Jesus respondeu: Está escrito:Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”.

Repare que a expressão acima usada por Jesus Cristo, é uma palavra que encontramos no livro de Deuteronômio no capítulo 8 e no versículo 3, logo quando Jesus disse está escrito, Ele estava citando algo que estava escrito nas Sagradas Escrituras.

Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:

“Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”.

Veja que, vendo e ouvindo o diabo, que Jesus faz menção as Sagradas letras quando cita Deuteronômio 8:3, o tentador tenta apanhar Jesus usando também a Bíblia Sagrada, quando diz:

“…jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’” (Mt. 4:6). Ele também usou a Bíblia.

O diabo conhece a Bíblia muito mais que qualquer teólogo, só que usa de forma distorcida para enganar os incautos, assim como ele fez com o primeiro casal no Éden (Gn. 3: 1-6).

Quantas pessoas estão fazendo uso da Palavra de Deus, mas usam não com sinceridade de coração, estão é afim de se beneficiarem, obterem lucro, fazem do evangelho mercado (2Co. 2:17 – ARA), e dos fiéis produto de prateleira.

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas (2 Pe. 2:1-3).

Estamos vivendo os últimos dias da chamada dispensação da graça, onde o iniquidade tem-se multiplicado e o amor de muitos esfriado, e olha que esta expressão saiu dos próprios lábios do Senhor Jesus Cristo (Mt.24:12).

Estamos vivendo dias trabalhosos como bem profetizou o apóstolo Paulo:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens:

amantes de si mesmos,

avarentos,

presunçosos,

soberbos,

blasfemos,

desobedientes a pais e mães,

ingratos,

profanos,

Sem afeto natural,

irreconciliáveis,

caluniadores,

incontinentes,

cruéis, sem amor para com os bons,

Traidores,

obstinados,

orgulhosos,

mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te (2 Tm. 3:1-5).

Estamos vivendo dias de apostasia espiritual, onde muitos que, uma vez abraçaram o evangelho, hoje estão blasfemando do Nome Santo de Deus, vivendo uma vida de pecado, envolvidos com o mundo, com a corrupção, com a mentira, com a falsidade e tantas outras coisas, que tem levado o Nome de Deus ser blasfemado entre os gentios (Rm. 2:24).

As pessoas estão apostatando da fé por darem ouvidos a espíritos enganadores, a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras (1 Tm. 4:1).

Paulo recomenda aos coríntios para que eles não errassem, pois, os injustos não herdarão o Reino de Deus (1 Co. 6:9), já aos irmãos de Éfeso, ele os adverte para o cuidado de não serem enganados (Ef. 5:6).

Paulo também adverte quanto ao tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Tm.4:3,4).

Mas ainda que estamos vivendo os últimos dias da dispensação da graça.

Ainda que estamos vivendo um período de aumento de iniquidade e esfriamento do amor (Mt. 24:12).

Ainda que estamos vivendo dias trabalhosos, onde há homens avarento, amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus (2 Tm. 3:1-5).

Ainda que estamos vivendo dias de apostasia espiritual onde muitos estão dando ouvidos a espíritos enganadores, a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras (1 Tm. 4:1-3).

Ainda que muitos não suportam mais a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2Tm. 4:3,4), há uma esperança.

E a esperança não está no novo presidente da republica, não. A esperança não está nos políticos, ou nas autoridades terrenas, incluindo as eclesiásticas não. O salmista diz no Salmo”Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti (Sl. 39:7).

A nossa esperança está em permanecermos no Senhor, tendo a sua Palavra como nosso fundamento para que diante das intempéries da vida, a nossa casa  permaneça de pé:

“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”(Mt. 7:25).

Jesus então, não usou de outra coisa a não ser a Sua Palavra dizendo:  “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ (Mt. 4:7).

Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.

E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”.

Na terceira tentação, o inimigo usa de momento, a última cartada, podemos assim dizer. Geralmente se deixa a arma mais forte para o fim, o golpe mais poderoso por último. Então o tentador diz: “Tudo isto te darei…”

Ele tenta apanhar Jesus, através das riquezas, da fama, do nome nos jornais, tv, revistas… E quantos cristão que se dizem ser, passam pela primeira e segunda tentação, mas sucumbi na terceira, e estão caindo na armadilha do diabo e preferem as riquezas, ajuntar tesouros na terra, e ficarem famosos a qualquer preço, tendo seus nomes nos jornais, revistas, tv, rádios, mesmo que para isso vendam ou troquem a sua salvação.

Quantos não são aqueles que desejam, almejam, sonham em ficarem ricos, e para tanto, fazem o que for necessário para isso.

– Jogam na loteria

– Jogam no bicho

– Jogam na tele sena

– São frequentadores de cassinos e jogos de azar, tudo com o sonho de enriquecerem.

Mais uma vez o Senhor Jesus usa a Palavra de Deus dizendo:

“Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto” (Mt. 4:3-10).

Devemos ser imitadores de Jesus (Ef. 5:1), andar como Ele andou (1 Jo.2:6), seguir seu exemplo, as suas pisadas (1 Pe. 2:21), fazendo a vontade do Pai, assim como Ele fez (Lc. 22:42; Jo. 6:38).

 “Você é um dos que meramente falam ou você é dos que realmente fazem a vontade do Pai?”.

Isso leva Jesus a dar ao Seu sermão uma conclusão dramática: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.

Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu.

E foi grande a sua queda” (Mt. 7: 24-27). Essas palavras finais de Jesus continuam o tema do Seu convite, “aqueles que falam e aqueles que fazem”.

O último desafio é para aqueles que ouviram esse ensino e nunca aplicaram o que ouviram. Esses não têm fundamento em suas vidas ou na sua profissão de fé.

Se o aplicaram e o ouviram, suas vidas e fé estarão edificadas sobre um forte fundamento.

Se eu te desse uma tela, tinta e pincel e você fosse um artista talentoso, o que você pintaria se eu lhe pedisse para pintar sobre “vida”?

Os jovens podem pintar alguma coisa idealista, como um jovem se divertindo. Seus pais poderão pintar algo mais pessimista que reflita as dificuldades que enfrentam na vida. Jesus não foi idealista nem pessimista.

Ele foi realista. Ele ensinou que a vida é feita de tempestades e ninguém está imune a elas. Essas tempestades caem sobre as duas casas. Mas a vida que está construída sobre a obediência aos Seus ensinos sobrevive às tempestades; e a vida que simplesmente ouve Seu ensino, mas não lhe obedece não sobrevive.

Essa vida é demolida e grande é sua queda! O sermão finaliza com um desafio:

“Que tipo de discípulo você é?”.

Dinâmica: Com a Mão na Massa

Objetivos:

Refletir sobre o serviço cristão.

Realizar autoavaliação do serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.

Material:

 ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:

– Entreguem a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Solicitem para que façam o desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.

– Falem que a mão representa “trabalho, serviço, ação, atividade”.

– Peçam para que os alunos escrevam:

Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra do Senhor.

Fora da mão: Aquilo que deseja realizar.

– Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:

“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra  teu Senhor”.

– Leiam ainda: I Co 12.5 a 7, I Co 4.2 e Sl 100.02

– Para concluir, façam uma oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.

Por Sulamita Macedo.

Fonte texto: http://www.encontrocomapalavra.com/apostilas – Acesso em: 10 de maio de 2017.

Dinâmica: http://atitudedeaprendiz.blogspot.com.br/ – Acesso em: 15 de junho de 2017.

Slides: https://pt.slideshare.net/natalinoneves1/lio-12-uma-sria-advertncia-aos-discpulos?from_action=save – Acesso em: 15 de junho de 2017.

Video 01: https://www.youtube.com/watch?v=-LM33npQO88 – Acesso em: 15 de junho de 2017.

Video 02: https://www.youtube.com/watch?v=Y-MCSwuhDA4 –  Acesso em: 15 de junho de 2017.

Deixe uma resposta